Bonde

Ícone de transporte dos colaboradores da empresa já foi um dos mais rápidos e de maior extensão do mundo.

Inaugurado em 11 de Novembro de 1959, o Bonde Aéreo da Klabin completa hoje (2011)  52 anos.

A história do bonde aéreo está diretamente ligada à da Klabin, que completou recentemente 110 anos. Em 1958, a empresa deu início à construção do bonde com a finalidade de oferecer transporte a moradores, principalmente funcionários, do centro da cidade à fábrica da Unidade Monte Alegre, por sobre o Rio Tibagi.

Na época em que foi inaugurado, exatamente em 11 de Novembro de 1959, o bonde foi considerado o mais rápido do mundo e o que percorria a maior extensão sobre um vão livre. Antes do bonde o trajeto era feito por meio de uma balsa construída pela Companhia Construtora Nacional S.A. Hoje, são dois bondinhos em operação, que comportam 32 passageiros cada.

Ao todo eles percorrem um vão livre de 1,3 km de comprimento, ficando 76 metros acima do rio. Com comprimento de 4 metros, altura de 2.6 metros e largura de 1,7m, os bondes levam cerca de 1.500 pessoas diariamente. Em média, eles fazem 105 viagens por dia com 3,40 minutos de duração a uma velocidade de 36Km/h.

Segundo Júlio César Nogueira, gerente de meio ambiente da Klabin, é com muito orgulho e honra que se comemoram os 50 anos do Bonde Aéreo em Telêmaco Borba. “É um símbolo histórico e turístico da região e uma representação de respeito às pessoas e à sua necessidade primordial que é o transporte. Para a Klabin, o teleférico é ainda um símbolo da integração da empresa com a cidade de Telêmaco Borba e seus cidadãos”, afirmou. O prefeito Eros Danilo de Araújo agradeceu a ousadia e estado de ânimo de Horário Klabin por ter enfrentado a jornada de construir um bonde desbravando o sertão. Um trabalho executado a princípio para os funcionários da Klabin que hoje beneficia o povo e toda a comunidade do município. “Cultivar história é formar cultura”, afirmou o prefeito. Em homenagem aos 50 anos do meio de transporte mais antigo e famoso do município, a Prefeitura de Telêmaco Borba criou, em parceria com os Correios, um selo comemorativo, com a imagem do bonde, que foi apresentado no evento.

Fonte: http://www.klabin.com.br/pt-br/imprensa/noticias-interna.aspx?idNoticia=39

Gostei, quero compartilhar!

Deixe uma resposta