Parque Ecológico

Principal estrutura de apoio às atividades de Manejo Ambiental da Fazenda Monte Alegre, o Parque Ecológico foi implantado em 1980 pela Klabin, numa área total de 11.196 ha, 7.883 ha dos quais de florestas naturais da Mata de Araucária, algumas em estado primitivo ou pouco alteradas. Em 1988, foi elaborado o plano de Manejo do Parque, e iniciaram-se os trabalhos de levantamento da fauna e da flora locais. O início das atividades de Educação Ambiental e a implantação do Criadouro Científico de Animais Silvestres aconteceram em 1989.

Os indicadores de biodiversidade da Fazenda Monte Alegre são expressivos: estudos realizados por universidades públicas como a Universidade Estadual de Londrina, que acaba de publicar o estudo Aves da Fazenda Monte Alegre (2009), identificou 407 espécies da avifauna – 57% das que ocorrem no Estado – em 13 mil km2 da área da fazenda, que representa menos de 7% do território paranaense (199.709 km2).

Na fazenda vivem, ainda, 81 espécies de mamíferos (pumas, antas, veados) que representam 41% das espécies do Paraná. Os indicadores de anfíbios, répteis e insetos são igualmente significativos. Isto só seria possível num ambiente que favorece a sobrevivência das espécies.

No Parque, os visitantes também podem conhecer o Museu da Fauna e Flora, o Centro de Interpretação da Natureza Franz Kracjberg e um Criadouro Científico, além de desfrutar da Trilha Ecológica e da Ciclovia Harmonia-Parque Ecológico.

Os objetivos do Parque Ecológico são:

- Desenvolver pesquisa em vida selvagem (fauna e flora);

- Proteger as amostras de ecossistemas primitivos e os habitats característicos da fauna nativa, e

- Resguardar atributos excepcionais da natureza.

Com uma ótima infra-estrutura para atender visitantes, o Parque é uma excelente opção de lazer para quem deseja ter um contato maior com a natureza. Além de ver animais da fauna local, incluindo alguns que estão na lista dos ameaçados de extinção, como o Puma e o Lobo-Guará, é possível percorrer três quilômetros da trilha, em meio à flora e cachoeiras. O Parque funciona de terça à quinta-feira e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.

Fonte: http://www.klabin.com.br/pt-br/responsabilidade-ambiental/atividades-detalhe.aspx?id=26

Gostei, quero compartilhar!

Deixe uma resposta